Cidades Sustentáveis em Angola - Contributos de um estudo sobre os resíduos sólidos no Lubango

Sobre o Projecto Cidades Sustentáveis em Angola

Resumo


Os fenómenos ambientais, políticos e sociais, entre outros, são hoje vistos como sendo altamente complexos. Assim, os problemas deles resultantes (p. ex. resíduos sólidos, vulgarmente designado por lixo, e procura de soluções para a sua resolução de forma a assegurar a sustentabilidade do planeta), exigem abordagens transdisciplinares que mobilizem conhecimentos e saberes diversificados, não esquecendo a necessária mudança de atitudes de todos os cidadãos.

A abordagem interdisciplinar almejada, com a consequente produção e transferência de conhecimento, sustentada em investigação científica de qualidade produzida no Ensino Superior, terá que assentar em parcerias múltiplas entre diferentes sectores da sociedade.
O lixo urbano é um problema que afecta muitas das cidades Angolanas, sendo a do Lubango um exemplo evidente. Torna-se assim urgente desenvolver estudos, incluindo a realização de intervenções concretas com diferentes actores (p. ex. ambientalistas, educadores/formadores e sociais), que o problematizem e minimizem.


O presente projecto enquadra-se nas perspectivas enunciadas, tendo como objecto de estudo o lixo urbano na cidade do Lubango e o delineamento, implementação e monitorização de estratégias de intervenção (como p. ex. o desenvolvimento de i) uma plataforma ambiental interactiva, ii) de actividades de formação com públicos diversificados, iii) construção de materiais didácticos – guias práticos para a compostagem doméstica, separação e reciclagem do lixo, e livros infantis). O estabelecimento de parceiras (p. ex. com o Gabinete Provincial de Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários; Administração Municipal), de trabalho de cooperação interinstitucional, nacional e internacional, e a constituição de uma equipa sólida de investigadores com trabalho anterior já realizado (1), serão motores privilegiados deste projecto. Relativamente a parcerias a estabelecer destaque-se, ainda, o sector da educação e formação (através da Secretaria Municipal de Educação), atendendo ao reconhecido relevo que este tem na mudança de atitudes dos cidadãos, sustentadas em conhecimentos, desde a educação pré-escolar à de nível superior, e em contextos formais, não formais e informais.

A disseminação do conhecimento produzido e a transferência do mesmo, de forma a torná-lo validado e acessível noutros contextos, a avaliação de impacto das estratégias concebidas, nos níveis micro, meso e macro, a partir da medição ao longo do projecto de indicadores de resíduos sólidos e sociais e culturais, e a sustentabilidade do projecto após o seu término, constituem-se como eixos estruturantes desta proposta.

 

A disseminação do conhecimento na comunidade cientifica será feita a partir da participação em eventos, escrita de artigos, dissertações PhD/Mestrado, e escrita de relatórios; a transferência de conhecimento através de acções de sensibilização/formação destinada a diversos publico, da plataforma do ambiente a desenvolver, dos materiais/recursos e da organização de eventos; a avaliação de impacto a partir do mapeamento e da medida de indicadores de sustentabilidade ambientais (de resíduos sólidos) e sociais ao longo de todo o processo; a sustentabilidade do projecto através das parcerias estabelecidas e previsivelmente de novas (p. ex. com o sector industrial para tratamento de lixo, sua conversão em energia elétrica tão necessária a Angola, não só mas também para criar uma alternativa ao petróleo).

Instituição proponente
Nome: Instituto de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla)
Morada: Rua Sarmento Rodrigues, s/n, Bairro Comercial, C.P. 230, Lubango
Telefone Fixo / Telemóvel: +244 2612 20430, Fax: + 244 2612 20433
Site:www.isced-huila.ed.ao


Instituição de tutela
Tipo: Pública
Nome: Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação
Nome do responsável: Maria do Rosário Bragança Sambo
Morada: Rua do Mat, Complexo Clássicos do Talatona, Edificio nº 2, 7º andar.
Telefone Fixo / Telemóvel: 222039476
Email: gabministra.mescti@gmail.com


Instituição(ões) participante(s) [R]
Tipo: Pública
Nome: Universidade de Aveiro
Nome do responsável: Nilza Costa
Morada: Departamento de Educação e Psicologia. Campus Universitário de Santiago. 3810-193, Aveiro - Portugal
Telefone Fixo / Telemóvel: + 351 234 372407/ +351 96502 4959
Email: nilzacosta@ua.pt

 


Qual o problema a ser investigado?

O estudo assenta na seguinte problemática: a existência de resíduos sólidos urbanos, adiante designados por lixo urbano, é ainda uma realidade em Angola, em particular na cidade do Lubango. Esta realidade pode ser atestada, nomeadamente por trabalhos científicos (p. ex. Almeida, 2017) e por noticias dos mass-media (p. ex. http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/ambiente/2018/5/23/Lubango-deve-aprender-gerir-lixo,68fa3a9a-f6a2-4fdc-86f0-0e9d024cac01.html).

A realidade referida tem trazido graves problemas ambientais e sociais, afectando o bem-estar da população. Neste sentido urge encontrar soluções para a resolução deste problema, aliás como é reconhecido no recente Relatório do INE de Angola (2018, p. 89, 126 e 127), buscando o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável.


Neste sentido definiu-se o seguinte problema: que soluções podem ser encontradas para a redução do lixo urbano na cidade do Lubango, de forma a tornar a cidade mais sustentável? E que contributos advêm para outros contextos Angolanos?


Como se pode ver em outros posts, a resposta a este problema, centrado no ambiente, deve ser encontrada através de parcerias múltiplas, sustentadas em investigação científica.
Almeida, A. (2017). Problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos em Angola: estudo de caso na Província da Huíla, Município do Lubango. Dissertação de Mestrado, Portugal (Lisboa): FCSH

Instituto Nacional de Estatística/INE (2018). Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Relatório sobre Indicadores de linha de Base – Agenda 2030- “Por uma Angola melhor e sustentável para todos”. Angola (Luanda): INE

Porque razão se deve investir neste projecto?


A principal razão subjacente à escolha do tema deste projecto residiu na perspectiva do seu coordenador e dos membros da equipa sobre o valor social da investigação cientifica (IC). Em termos específicos, quanto ao contributo que a IC pode e deve dar quer para a compreensão de problemas identificados e considerado prioritários (caso dos resíduos sólidos na lógica lógica da sustentabilidade glocal), quer para as suas soluções.

Quais os benefícios que advêm da resolução do problema identificado?

O problema identificado, com incidência nas questões associadas ao lixo urbano, contribuirá para:
- melhorar o bem estar da população;
- desenvolver cidadãos participativos;
- a operacionalização de políticas do município e daprovincia;
- a concretização das metas e indicadores de objectivos para o desenvolvimento sustentável no âmbito das agendas 2030 e 2063
e, por fim;
- para desenvolver a capacitação cientifica dos membros da equipa e, desejavelmente da qualidade das instituições onde desenvolvem a sua actiivdade profissional.

Avalie o conteúdo desta página!

Enviando Comentário Fechar :/